A Prefeitura de São José das Palmeiras, por meio da Secretaria de Saúde, alerta a população sãojoséliense sobre a importância da vacinação contra a gripe, especialmente para os grupos prioritários como crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos e gestantes - devido o aumento de síndromes gripais e doenças respiratórias com a chegada do inverno.
A campanha visa proteger esses grupos mais vulneráveis contra complicações decorrentes da doença.
BAIXA ADESÃO
De acordo com informações fornecidos pela Secretaria Saúde, mesmo com a realização de estratégias para impulsionar a cobertura vacinal, dentre elas: ampliação do horário de funcionamento da sala de vacinas nos dias 24 e 26 de junho e o dia “D” de vacinação contra a gripe e multivacinação – realizado no dia 28 de junho, a cobertura vacinal entre os públicos prioritários segue abaixo da meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde.
Conforme explica a técnica em enfermagem e responsável pela Sala de Vacinas da Unidade Básica de Saúde, Regina Aparecida da Silva, até nesta quarta-feira (09 de julho), houve imunização de apenas 40% das crianças, 63% das gestantes e 44% dos idosos.
MEDIDA EFICAZ
A profissional reforça que a vacinação é uma medida eficaz para prevenir e reduzir o impacto das doenças respiratórias. E destaca que, as vacinas estão disponíveis na Unidade Básica de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 12h30 às 17h.
Segundo ela, para a imunização, os cidadãos que fazem parte dos grupos prioritários devem apresentar a carteirinha de vacinas e o cartão do SUS.
MEDIDAS PREVENTIVAS
Além da vacinação, a Secretaria de Saúde de São José das Palmeiras, recomenda à população outras medidas preventivas contra doenças respiratórios, como: Manter ambientes ventilados; cobrir o rosto ao tossir ou espirrar; lavar as mãos frequentemente com água, sabão ou usar álcool em gel; evitar contato próximo com pessoas doentes; não compartilhar objetos de uso pessoal; procurar atendimento médico em caso de sintomas; diante de sintomas gripais fazer o uso de máscaras ao frequentar locais de saúde ou ambientes públicos com aglomeração de pessoas.