A Administração de São José das Palmeiras, realizou na manhã desta quarta-feira (02), na Câmara de Vereadores, uma audiência pública, para debater a adesão do município ao programa estadual “O Esporte Que Queremos” (OEQQ).
Na ocasião, foram discutidas as vantagens e possibilidades da inclusão do município, na iniciativa que busca fortalecer o esporte através de ações estruturantes e integradas.
OBJETIVO
O OEQQ, desenvolvido pelo Governo do Paraná desde 2021, por meio da Paraná Esporte e da Secretaria de Estado do Esporte, em parceria com o Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva (IPIE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), visa capacitar gestores municipais para que possam refletir e agir estrategicamente sobre o sistema esportivo local. O objetivo central é promover a participação da população na gestão esportiva, garantindo maior efetividade e transparência das políticas públicas no setor.
BENEFÍCIOS
Durante a audiência pública, foram apresentados detalhes sobre como a adesão ao programa, poderá beneficiar o município, especialmente por meio da criação do Conselho Municipal de Esporte e do Fundo Municipal de Esporte - mecanismos que garantirão que, recursos financeiros sejam destinados diretamente a iniciativas esportivas locais, abrangendo desde manutenção e modernização de equipamentos até apoio a atletas e equipes municipais em competições estaduais e nacionais.
A Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esportes, Maria Aparecida Chagas, destacou a importância da iniciativa: “Ao aderir ao OEQQ, São José das Palmeiras dará um passo decisivo para fortalecer seu sistema esportivo, trazendo mais oportunidades e inclusão através do esporte. Essa adesão significa mais investimentos, transparência e a participação direta da comunidade na gestão das políticas esportivas”.
Após os esclarecimentos, os presentes contribuíram com sugestões e questionamentos, enriquecendo o debate. Ao final, foram escolhidos os membros da Comissão Interna para debater sobre a criação do Conselho e do Fundo. O próximo passo será a elaboração das minutas das leis necessárias para a adesão formal ao programa, que serão apreciadas pela Câmara Municipal, nas próximas semanas.